quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Sobre os gatos

Eles costumam viver por cerca de 15 anos, mas há muitos casos de gatos com mais de 20.

Seu comportamento depende da sua raça. Ele muda muito de raça para raça e também depende do comportamento de com quem foi criado (seja animal ou humano), então não é justo quando as pessoas generalizam e dizem que os gatos são isto ou aquilo.

Os gatos são atualmente mais populares do que os cães.Sua população em todo o mundo excede 500 milhões.No Brasil, em 2009, havia cerca de 7 milhões de gatos domésticos.

Este número é um reflexo das necessidades das pessoas. Hoje em dia o número de pessoas que vivem nas cidades e apartamentos está aumentando muito rápido, também o tempo e disposição para cuidar de um animal está diminuindo. E um gato é menor, mais tranquilo, requer menos manutenção (menos banhos que um cão por mês), e tem menos necessidade de gastar energia do que um cão (apenas 30min de exercício por dia é suficiente para um gato).Os gatos de rua também estão relacionados a isso porque, os gatos domésticos podem fugir de suas casas, ou ser abandonados, ou ter ninhadas indesejáveis.

Por causa de sua incrível capacidade de adaptação, os gatos podem se transformar em um pragas. E acredita-se que já causou extinção de especies, como o muito conhecido Dodô. Isso aconteceu porque os gatos foram trazidos no navio dos seres humanos que descobriram a ilha (Ilha Maurice, perto de Madagascar), e então eles começaram a caçar esses animais (que não podiam voar).

Os gatos são uma espécie solitária. Gatos selvagens normalmente vivem solitários. Mas no caso dos gatos domésticos, tem sido sugerido que os seres humanos, especialmente quando eles se encontram quando o gato é jovem, é uma espécie de substituto da mãe gato, e que os gatos adultos vivem em uma espécie de dependencia estendida.

Curiosidades:

Os gatos têm mais dificuldade de sentir sabores doces do que os salgados;

Gatos estão aptos a se reproduzirem a cada 2 meses, é por isso que é tão importante castrar, em pouco tempo um casal pode gerar milhares de gatinhos;

O menor gato de 2011, pelo livro dos recordes "Guinness World" é "Girl Fizz", um gato Munchkin de 2 anos de idade com pernas pequenas, medindo apenas 5,24 cm das costas ate o chão;

O maior gato doméstico é Mymains Stewart Gilligan com 123 cm (48,5 in) de comprimento. Ele é propriedade de Robin Hendrickson e Erik Brandsness (EUA) e foi medido em 28 de agosto de 2010.



Gatos não precisam ser ensinados onde fazer suas necessidades. Só o cheiro da areia adequada é suficiente para que façam no lugar certo. Eles, naturalmente, procuram este tipo de lugar para fazer suas necessidades. Mas, como cães, eles também podem ser ensinados a usar o banheiro (sim, você pode treina-los a usar o vaso, procure alguns videos no youtube).Os gatos também podem andar em uma coleira (porém existem perigos, como cachorros na rua).

Nenhum comentário:

Postar um comentário