quinta-feira, 1 de março de 2012

Como dar remédio a um gato!




Líquido ou pastoso

Esse eu considero como sendo o mais fácil de todos. É só você colocar na sua mão e sujar a pata dianteira (entre a mão e o cotovelo) ou o focinho dele(a). Ele vai se lamber para se limpar e acabará ingerindo o remédio.

Comprimido

O terror dos donos de gatos. Com alguns gatos você pode esconder ou dissolver (amassar) o comprimido dentro de algum alimento(patê para gatos, pedacinho de carne ou frango, requeijão,etc) ou líquido(como leite) que ele goste muito e/ou que tenha cheiro forte, dessa forma comem felizes sem nem perceber que tinha algo ali.

Caso o seu gato seja como os meus, que sentem o cheiro do maldito a quilômetros de distância e recusam a comidinha, vai ter de usar o método abaixo (ou chamar/levar a um veterinário!).

A preparação

Se puder acostume-o desde filhote. Tente os procedimentos tentando dar no lugar do remédio uma comidinha que ele não goste, uma cápsula vazia, ou até mesmo ração.

Corte as unhas dele alguns dias antes, ou no dia anterior.

O ideal é escolher um local que não tenha muitas opções de escape e que também não seja muito grande.

Tente uma hora do dia mais calma, em que ele esteja bem relaxado. É mais fácil ainda quando ele está sonolento, você pode acordá-lo e dar rapidamente a ele.

Não tenha medo de se machucar. Mantenha a calma. Colocar os dedos dentro da boca de um gato e enfiar um comprimido lá dentro dá medo mesmo. Mas se sentindo seguro, conseguirá bem mais eficientemente. Caso ainda tenha medo, ou não consiga suportar os arranhões e mordidas, uma dica é usar luvas. Dessa forma se arranhar ou morder você pode continuar o procedimento ignorando o ataque do bicho. E também só o fato de estar mais confiante, faz com que seja mais rápido e o gato acaba nem te mordendo.

Segure-o com firmeza (Não é com força! É com firmeza!Tome cuidado pra não enforcá-lo ou apertar demais em alguns lugares, pois senão ele ficará ainda mais nervoso)

De preferência coloque-o em cima de uma mesa ou outro local de modo que fique numa altura boa pra segurá-lo, sem que tenha de ficar agachado ou muito curvado. Também dificulta fugas. Eu costumo dar no chão mesmo, pra mim é melhor, pego mais o “jeito”, mas isso vai depender de você  e também do seu gato.

Molhe o comprimido em um pouco de azeite, manteiga ou requeijão, assim ficará mais escorregadio e descerá pela goela mais facilmente, diminuindo um pouco o risco do gato cuspir de volta.

A hora H

Lembre-se que o segredo é a rapidez. Se ele começar a ficar muito nervoso, pare. Não adianta ficar tentando repetidamente, só vai fazer com que ele associe a algo muito ruim e seja ainda mais difícil das outras vezes. Tente novamente mais tarde, de preferência um ou mais dias depois!

Quanto mais inclinada a cabeça (focinho apontando para cima) mais fácil de o comprimido ser engolido.

Solte-o apenas quando estiver mais submisso. Se soltar enquanto estiver tentando  fugir, ele vai achar que conseguiu por mérito próprio e tentará de novo nas próximas vezes.

Aqui está um passo a passo que o site MCVet (de Portugal) traduziu (a postagem original é de um outro site em inglês que não consegui achar):



Estas instruções são para pessoas dextras. O gato quererá afastar-se do comprimido, por isso mantenha o seguro entre o cotovelo e a mão direita de forma a que ele não possa fugir. Segure o comprimido com a mão esquerda. 



Com a mão direita, segure o gato pelas bochechas, e levante-lhe o focinho. A boca abrir-se-á automáticamente. 


Com a mão esquerda abra-lhe o maxilar inferior um pouco mais. 


Ponha o comprimido o mais fundo possivel na boca. 

Existem gatos que mesmo com todas as dicas possíveis, são impossíveis de tomar remédio. Nessa caso leve a  um veterinário, e se informe também sobre remédios alternativos, como alguns que vêm líquidos ou pastosos, e alguns até que se fingem de petisco. Leia mais abaixo.

O depois

Observe-o por um tempo mesmo depois de tê-lo soltado. Alguns gatos enganam segurando o comprimido na boca até você ou até mesmo o veterinário se afastar. Outros forçam o próprio vômito para colocá-lo pra fora. Nesse caso tente de novo um outro dia, ou leve-o ao veterinário (talvez até mesmo para tentar outro tipo de medicação).

Tente associar a algo agradável. Depois do comprimido, dê petiscos a ele ou faça carinho ou outra coisa que ele goste bastante. Mas não force. A maioria não quer saber de contato físico depois do comprimido.

O ato de dar petisco depois do remédio também é importante para se ter certeza de que ele engoliu o remédio corretamente.

De acordo com o site Jornal Viva Brasil, "Existem farmácias de manipulação especializadas em  medicamentos veterinários que preparam a dose exata do remédio que seu gatinho tem que tomar… e colocam em pastas com vários sabores deliciosos: peixe, frango, bacon, carne. Se ele não lamber com gosto, basta passar a quantidade certa na pata dianteira (entre a mão e o cotovelo), que o bichano vai lamber tudinho pra se limpar! Moleza. Só não coloque a pasta na mão dele, porque isso fará com que o danado chacoalhe a pata, fazendo a pasta voar. Para encomedar o medicamento você precisará de receita veterinária, claro.
Data: 04/11/2011"

Para mais informações sobre essas farmácias de manipulação e remédios alternativos, clique aqui ou aqui.

Vídeo em português:



Fontes:
Experiência própria;
http://blog.gatoca.com.br/2010/11/como-dar-remedio-para-gato.html;
http://casa.hsw.uol.com.br/dar-medicacao-oral-gato.htm;
http://jornalvivabrasil.com.br/planeta_terra/index.php?option=com_content&view=article&id=175:como-dar-remedio-pra-gatos&catid=4:saude&Itemid=12;
http://valeverdedosquerubins.blogspot.com/2010/08/medicamento-manipulado-por-que-usar.html;
http://petmag.uol.com.br/noticias/medicamento-manipulado-por-que-usar/
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/remedio-gostoso-medicacoes-em-biscoito-conquistam-caes-e-gatos/
http://mvcvet.pt/temp/content/view/23/38/
E muitas outras, que não gravei, mas que já pesquisei muito antes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário