terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Alimentação

Se for filhote e ainda não for capaz de comer ração (o desmame ocorre por volta da  ou  semana de vida, confira o post sobre Idade felina para saber)  leite materno substituto à venda em pet -shops, que é o mais indicado. Procure por leite em  específico para gatos.
Caso não encontre,  pra fazer seguindo uma dessas receitas caseiras. Veja abaixo:







A maneira certa de dar mamadeira a um gato  recém nascido é assim, com o gatinho na vertical ou como mostra na segunda foto. De início ele não vai querer mamar porque é muito diferente do peito da mãe, mas insista e ele acabará aceitando. Caso ele se recuse a mamar na seringa pois é muito dura, compre uma mamadeirinha como a das fotos em alguma pet-shop, ou tente com conta gotas (nunca se esqueça de esterelizar em água fervendo antes de dar pro gatinho).

Fique atento ao peso dele. Ele tem que ganhar peso rapidamente (mais de 100g por semana), caso tenha parado ou esteja perdendo peso, mesmo que pouco, o que pode fragilizar muito um gatinho, leve-o ao veterinário rapidamente.

http://www.gettyimages.com/detail/10161310/Stone

Às 3 ou 4 semanas, pode começar o desmame. Existem várias formas de se fazer isso, e a maioria delas  certo, pois os gatinhos costumam gostar de experimentar coisas novas apesar de gostarem mais do leite. Uma dica é misturar o leite morno dado anteriormente com a ração para filhotes e depois  diminuindo a quantidade de leite. Outra é comprar uma espécie de patê para filhotes em alguma pet-shop.

Para um gato normal, que  pesar em torno de 3,5 a 4,5 kg quando adulto, seu ganho de peso entre o nascimento e o quarto mês deve ser de aproximadamente 100g, ou 10g a 15g por dia. Lembrando que um gato nasce com 100g mais ou menos.



Clique em "Postagens Antigas" ou em Arquivos do blog para ver mais do guia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário