terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Higiene

Até as 3 semanas de vida de um gato, será você que terá de fazer o trabalho da mãe gata (caso ela não esteja presente claro).
Nesse período os gatinhos  fazem suas necessidades com as lambidas da mãe “naqueles lugares. Isso é muito importante de se fazer depois de cada mamada, se não eles não conseguirão fazer e isso poderá causar muitas dores neles!
Faça o seguinte: pegue um algodão umedecido com água morna e passe neles. Limpe resíduos de leite, fezes e urina.
Troque sempre o jornal ou panos do local onde eles estão, é muito importante tudo estar sempre limpinho, pois nesse período eles são muito frágeis, e o contato com os resíduos pode ser muito ruim para sua saúde.

Até abrirem os olhos, por volta de 10 dias, os gatinhos costumam produzir muito pouca fezes. Mas se não fizerem nada por mais do que dois dias, procure a ajuda do veterinário!


A partir de 3 semanas de idade, você pode fazer a primeira apresentação a uma caixa sanitária. Utilize uma caixa baixa e pequena, coloque um pouco de granulado 
sanitário (a quantidade necessária vem escrita na embalagem) e deixe que explorem a caixa. Se puder coloque um pouquinho das “necessidades” na caixa, isso irá ajudar na aprendizagem. O instinto de enterrar na areia é natural e não precisa ser ensinado. (Adoro essa praticidade nos gatos! Hehehe)
Adultos que nunca usaram uma caixa também poderão aprender rápido. Se tiver acesso à rua ou ao quintal, ele poderá demorar mais para aprender (ou não aprender) a usar somente a caixa de areia. Mas geralmente eles a preferem.


Desde  o nascimento até a 3ª e 4ª semana, que é a época do desmame (ver: Alimentaçãovocê terá de limpá-los de resídios de alimento também. Especialmente nesse período! Pois eles estarão experimentando coisas novas e se sujarão bastante.




Gatos tomam banho sim, mas com bem menos frequência que cães. O normal é uma vez a cada mês, ou para aqueles com pelo longo ou acostumados desde filhotes uma vez por semana. Utilize sempre água morna, mesmo se estiver calor (cuidado pra não ser quente, é morna!) isso costuma tranquilizar bem mais os gatos. Na cabeça lave somente o topo e embaixo do queixo, não chegue perto dos olhos, ouvidos ou nariz. De preferência coloque algodão no ouvido dele. Tenha muita paciência e dê banhos de curta duração, para não traumatizá-lo.

Veja um passo a passo de como dar banho em um gato aqui no Bem Simples.

Khéops tomando banho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário