terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Guia - Como cuidar de um gato

Tenho/Achei um gato e agora?


Gato de botas - Shrek 2

O certo é imediatamente levá-lo ao veterinário. Mesmo que não tenha nada aparentemente. Ele vai examinar o gato e fazer as recomendações necessárias de acordo com a idade e necessidades, e conferir se não tem nenhuma doença ou parasitas. De preferência anote, ou peça para ele anotar as recomendações.

Porém se não for possível no momento, ou o gato aparentar estar muito debilitado e que talvez não dê tempo de chegar à um veterinário, aqui estão algumas dicas que eu juntei que podem salvar a vida dele.

Lembre-se que não é só porque tirou o gato da rua, que já fez sua parte. Estabelecer prazos do tipo “Só posso ficar uma semana (e geralmente após isso devolvem o gato para onde veio)” ou dar comida e água ou deixá-los na frente de uma pet-shop, clínica ou abrigo, não vai resolver o problema. O que vai acabar acontecendo é o gato voltar para a rua, pois geralmente os abrigos já estão lotados, as pet-shops e clínicas nao aceitam animais de rua e dar comida e água não vai curá-los de doença nenhuma. Cole cartazes, divulgue no facebook, entre em sites de ONGs ou Associações Protetoras de Animais e ache um dono responsável. Quando isto é feito, normalmente propostas não demoram a aparecer. E você terá realmente salvado uma vida e não apenas “resolvido” um problema.

Nas próximas postagens, falarei separadamente sobre Saúde, Alimentação, Abrigo, Higiene e Socialização. Um guia básico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário