terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Saúde


Se notar que ele está muito desidratado ou desnutrido, e não responder a estímulos, você pode dar Pedialyte sem sabor, que se compra em qualquer farmácia, ou passar glucose de milho (Karo) na sua gengiva para elevar o nível de açúcar no sangue. Isso pode te dar algum tempo até chegar ao veterinário.

Clique para aumentar a imagem.

Deixe-o separado de outros gatos ou animais que você tenha até ele ter tomado as vacinas.
As vacinas devem começar por volta dos 60 dias de idade.

Para saber que idade ele provavelmente tem acesse esse outro post: Idade felina, porém o mais aconselhável é sempre procurar um veterinário.

Caso seja um gato adulto também fale com o veterinário sobre as vacinas, vermífugos, etc.

Se filhote, ele poderá tomar a primeira dose de vermífugo específico para filhotes com 30 dias e 15 dias depois, a segunda dose.

A castração é muito importante e a idade mínima é por volta dos 3 meses (acho que não tem idade máxima hehehe). Ela previne muitas doenças (como câncer, DSTs, etc – as chances chegam a cair pra menos da metade! -), acidentes e comportamentos indesejados (como marcação de território por toda a casa, ou a barulheira de gatos atraídos pelo cheiro de uma fêmea).

Muita gente é contra pois não sabe o quão é benéfico para o gato.
E o que mais ouço é que sentem pena do animal pois ele não terá mais “os prazeres” da vida. Vou esclarecer uma coisa que os veterinários cansam de dizer: eles não fazem isso por prazer, é puro instinto. Na verdade parte do ato sexual é muito doloroso para a gata, por isso os miados que parecem “choro de bebê” que muita gente, até quem não tem gatos,  deve ter ouvido. Além disso, tem as feridas que os machos ganham por causa das brigas por fêmeas. E pessoas que envenenam gatos por estarem fazendo muito barulho (o tal “choro de bebê” das fêmeas ou os miados das brigas dos machos).

Em Macaé existem várias clínicas, mas acho que apenas duas são 24h.:

Hospital Veterinário de Macaé
Rua Pref. Milne Ribeiro, 343
Visconde de Araújo - Macaé - RJ - CEP: 27943 - 120
Tel.: (22) 2762-4319

Petclin Veterinária e Pet Shop
Rua Irmã Angela Puerari, 202
Parque Aeroporto - Macaé - RJ - CEP: 27950 - 050
Tel: (22) 2763-2070  Cel: (22) 7835-331; (22) 7835-7891


Boa sorte!



Nenhum comentário:

Postar um comentário